Blog Clínica Ferraroni

Todos os nossos exames são realizados por médicos especialistas em Alergia e Imunologia. Nós realizamos os seguintes exames: Testes cutâneos alérgicos para diagnóstico de alergia mediada por IgE (Prick Test) para: Ácaros da poeira doméstica Fungos do ar Pólen Gramíneas Insetos Alimentos (camarão, côco, carne de porco, cacau, leite, ovo, glúten, soja, entre outros…) Realização de teste Prick to Prick Este teste é realizado quando não há extrato disponível para algum alimento específico. Teste de imunidade tardia Este teste auxilia na condução de casos em que imunidade celular está comprometida, e o paciente pode manifestar através de várias formas como: Candidíase recorrente Herpes Micose (fungos) nas unhas Dermatofitose (micose na…

Leia mais

A candidíase vulvovaginal (que afeta a vulva e/ou a vagina) é uma infecção primaria causada pelo fungo Candida albicans. Afeta 75% das mulheres pelo menos 1x na vida, numa idade que pode ser desde a infância até a idade adulta.  9% das mulheres em diferentes população apresentam mais de 3 episódios por ano, o que é definido como Candidíase vulvovaginal recorrente. Os principais sintomas são: prurido (coceira) vulvar, queimação, distrai (dor ao urinar) e corrimento vaginal. Vale ressaltar que estes sintomas são facilmente confundidos com outras infecções vaginais, o que pode atrasar o diagnóstico correto.  Todos estes sintomas repercutem na diminuição na qualidade de vida da mulher, assim como os custos…

Leia mais

A espuma de carnaval, em contato com os olhos pode causar irritação e lesões oculares, e na pele pode causar alergia.Além disso, é altamente inflamável. É muito importante prestar atenção a pequenas coisas para não acabar tendo grandes problemas. Um beijo da Dra. Natasha Ferraroni

De acordo com o Ministério da Saúde, doença rara é aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100.000 indivíduos, portanto são 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. Além disso, 80% delas têm causa genética, dentre as quais estão as doenças que alteram o sistema de defesa do organismo – Imunodeficiências primárias. O que são Imunodeficiências primárias? ➡ Caracterizam-se por infecções recorrentes, com internações e algumas são fatais ainda na primeira infância. Para o diagnóstico precoce, foi desenvolvido a Triagem Neonatal Imunológica TRECs e KRECs. Também denominada Triagem Neonatal para SCID – TRECs e KREKs (Severe Combined Immunodeficiency). As gotas de sangue do teste do pezinho são analisados por laboratório…

Leia mais

Hoje nós vamos desmistificar Alergia a Contraste Iodado e Alergia a Iodo. Será que existe uma relação entre os dois? Você come sal todos os dias? O sal do Brasil é enriquecido com Iodo, é um sal iodado. Mas aí você pode pensar: ‘Eu não utilizo o sal branco, mas sim o sal do Himalaia (sal rosa)”. O sal do Himalaia (sal rosa) também é enriquecido com Iodo. Então se você come sal todo dia, seja ele branco ou rosa e não tem reação, significa que você não tem alergia a Iodo. Mas se você tem histórico de alergia a contraste iodado, o problema está no contraste, não tem relação…

Leia mais

A Imunodeficiência Combinada Grave é uma doença que ocorre devido a uma alteração genética em vários componentes da imunidade. E por isso o sistema de defesa fica deficitário. Estes pacientes, quando não são diagnosticados precocemente, adquirem infecções comuns e evoluem a óbito. Já existe um exame, que identifica esses pacientes infantis, podendo ser detectado pelo teste do pezinho imunológico completo, também chamado de teste do pezinho TRECs e KRECs. Trata-se de um exame que não é contemplado pelos testes usuais, no momento, em nosso país. Porém, a forma de coleta é igual ao dos outros testes do pezinho. Nos Estados Unidos, 49 dos 50 estados já o fazem de rotina…

Leia mais

Triagem Neonatal Sabia que agora você pode fazer o único teste do pezinho imunológico completo do Centro-Oeste em Brasília? Utilizado em 49 dos 50 estados americanos, o teste pode diagnosticar precocemente doenças do sistema imune que os outros testes não identificam. O “teste do pezinho” é o nome popular atribuído ao Programa de diagnóstico precoce de doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas, através de uma pequena punção no calcanhar do recém-nascido nos primeiros dias de vida. Estes bebês são assintomáticos, ou seja, não apresentam sintomas e, portanto, aparentemente normais. Fato é que, só pode ser considerada uma doença a ser implementada na triagem neonatal, se esta doença tiver tratamento e/ou cura.…

Leia mais

Vai viajar nas férias? Então fique atento ao tema da semana: 🍤 ALERGIA A CAMARÃO 🍤 Quando você come camarão e tem os seguintes sintomas: – Falta de ar – Dificuldade para engolir – Manchas na pele – Desmaio Isso pode significar um choque anafilático. A principal forma de prevenção é fazer o diagnóstico correto.  3 dicas para você que tem alergia a camarão: – Quando estiver em uma festa, não seja o primeiro a experimentar os salgadinhos ou comidas – Quem tem alergia a camarão cozido, pode não ter alergia a camarão cru – Alergia a camarão pode ter uma reatividade cruzada de até 70% a 80% com outros…

Leia mais

Dermatite de contato é uma alergia na pele que ocorre após o uso de alguns produtos, ou seja, quando você entra em contato com essas substâncias. O que pode acontecer? ➡ Sintomas comuns: – Coceira – Descamação da pele – Ardência Esses sintomas podem acontecer imediatamente, 30 minutos ou até 6 dias após o contato com essas substâncias. Quanto mais tempo passar maior será a dificuldade do diagnóstico. É de extrema importância a avaliação de um especialista e a realização dos testes de contato. Os testes de contato são realizados com substâncias padronizadas, o adesivo é posicionado nas costas do paciente. E com essas substâncias padronizadas, com estudos publicados, é possível…

Leia mais

Que doenças são essas?São mais de 300 doenças 😱Os pacientes nascem com alteração do sistema imunológico, ou seja, alteração no sistema de defesa desde o nascimento.São crianças que podem manifestar doenças desde a infância ou adultos que só vão manifestar essas doenças em uma fase mais tardia da vida. Dentre as imunodeficiência primárias, podemos citar algumas: Deficiência de IgADeficiência de IgMDeficiência de Subclasses de IgG:Deficiência de IgG2Deficiência de IgG3Deficiência de IgG4Deficiência de Complemento (Angioedema Hereditário)Imunodeficiência Comum VariávelDeficiência de anticorpo antipolissacárideDeficiência de célula NKDeficiência de fagócitos (Doença Granulomatosa Crônica) Principais sintomas de Imunodeficiências Primárias:– Mais de 2 Pneumonias no último ano– Mais de 4 Otites no último ano– Estomatites (aftas de…

Leia mais

10/15
× Atendimento online. Clique Aqui