O que é dermatite e como tratar?

o que é dermatite

Você sabe o que é dermatite e quais são as suas causas? De antemão, saiba que essa doença não é contagiosa, como muitas pessoas pensam.

E, em razão do desencontro de informações presente na internet, decidimos trazer esse texto explicando tudo o que você precisa saber sobre essa enfermidade: o que é dermatite, suas causas, sintomas e o que fazer para se prevenir. Confira a seguir!

O que é dermatite?

Em síntese, a dermatite é uma inflamação na pele que pode causar coceiras, vermelhidão, bolhas, descamação e, em alguns casos, sensação de queimação e ardência. A princípio, qualquer pessoa, independente da idade, pode vir a apresentar os sintomas da doença. Entretanto, é normal observarmos uma ocorrência maior em bebês, devido ao contato da fralda com a pele.

Por fim, a dermatite não é contagiosa e, portanto, não pode ser transmitida por contato direto. No próximo tópico falaremos sobre os tipos da doença, entendendo quais são as suas características e prevalência.

Tipos de dermatite

Agora que já explicamos o que é dermatite, confira a seguir as formas mais comuns dessa doença:

Dermatite atópica

Quando perguntam o que é dermatite, esse é o primeiro tipo que vem à mente, já que essa é a sua forma mais comum. Aqui, o paciente percebe erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. Além disso, vale ressaltar que em alguns casos, a dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica.

Dermatite perioral

Em suma, esse tipo de dermatite costuma aparecer ao redor da boca em forma de manchas redondas e vermelhas. Mulheres com idade entre 20 e 45 anos estão mais propensas a serem acometidas por essa enfermidade.

Dermatite ocre

É um tipo de dermatite causado pelo acúmulo de sangue nas pernas e tornozelos e é caracterizada por manchas arroxeadas ou amarronzadas.

Dermatite herpetiforme

Antes de tudo, entenda que a dermatite herpetiforme é causada principalmente pela  intolerância ao glúten As bolhas que a doença causa dão a sensação de queimação intensa e coceira.

Dermatite numular

Dentre alguns dos sintomas relacionados à dermatite numular, podemos citar a coceira e inflamação caracterizada por manchas em forma de moeda, que apresentam bolhas minúsculas, crostas e escamas.

Entretanto, diferente de outros tipos de dermatite, a numular geralmente afeta pessoas de meia idade e idosos e surge acompanhada de pele seca, sobretudo no inverno.

Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma doença crônica, frequente e recorrente, mas, assim como as outras, não é contagiosa. As regiões mais atingidas são as que possuem glândulas sebáceas em abundância, sobretudo a face e o couro cabeludo.

Por último, existe uma prevalência populacional no lactente nos primeiros meses de vida e no adulto jovem, sendo que acomete principalmente homens.

Dermatite de contato

O último tipo do qual falaremos a respeito é a dermatite de contato, que pode ser causada através da exposição a um componente que causa irritação ou alergia. Assim, podemos citar como alguns dos seus sintomas mais comuns a erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação.

Principais causas

É importante enfatizar que o motivo pelo qual uma pessoa possa vir a ser acometida por essa doença costuma envolver uma série de fatores, como por exemplo: alergias, efeitos colaterais de medicamentos, fatores genéticos e banhos quentes, isso sem contar os agentes externos, como tecidos sintéticos, plantas, metais, produtos químicos, produtos de limpeza e cosméticos.

Em outras palavras, cada dermatite se deve a uma causa, as quais falaremos a seguir:

• Dermatite de contato é causada por um agente externo que causa irritação e/ou alergia quando entra em contato com a pele, geralmente nas mãos ou na face;
  • Dermatite atópica é a doença crônica mais comum nas crianças, causada por fatores genéticos, imunológicos e ambientais;
  • Dermatite seborreica tem causa desconhecida mas sabe-se que está relacionada a alterações nas glândulas sebáceas e componentes imunológicos;
  • Dermatite herpetiforme, sem causa definida, no entanto sabe-se que a piora dos sintomas está relacionada à intolerância ao glúten;
  • Dermatite ocre acontece em regiões do corpo que apresentam distúrbio na circulação do sangue;
  • Dermatite numular as causas ainda não são conhecidas, porém, pode estar relacionado com a dermatite atópica;
  • Dermatite perioral as causas ainda não são conhecidas, entretanto, existem indícios da sua ligação com disfunções da barreira epidérmica, alterações da microflora cutânea e ao sistema imune da pele.

Como prevenir a dermatite?

Veja que, para cada tipo da doença, existe um determinado método de prevenção que pode variar de acordo com a causa. Entretanto, após aprender o que é dermatite, é fundamental que você também compreenda quais cuidados tomar com a pele sempre que ela estiver irritada. Vamos a eles:

• Tome banhos mais curtos ou menos quentes: procure não tomar banhos demorados, estabelecendo um limite de 10 minutos. Use água morne e utilize óleo de banho;
  • Use produtos de limpeza ou sabonetes neutros: nesse sentido, opte sempre por sabonetes e produtos de limpeza pessoal neutros (sem perfume), já que outros produtos podem secar a sua pele;
  • Seque-se com cuidado: após o banho, escove a pele rapidamente com as palmas das mãos ou lave suavemente a pele com uma toalha macia;
  • Hidrate a sua pele: por fim, ainda com a pele úmida, ele a umidade com um óleo ou um creme.

Lembre-se de sempre consultar o seu médico, tanto para início do tratamento como para o esclarecimento do diagnóstico, pois o não controle da doença ou a contínua exposição ao agente pode agravar ou generalizar a dermatite.

Nesse artigo você pode entender o que é dermatite, observar os seus sintomas e, acima de tudo, descobrir que essa não é uma enfermidade contagiosa.

Entretanto, caso ainda tenha dúvidas com relação aos sintomas, ou até mesmo esteja procurando por tratamento, não deixe de visitar nosso site agora mesmo e agendar a sua consulta.

Nós, da Clínica Ferraroni, teremos o maior prazer em atendê-lo.